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domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Ressurreição de Lázaro, de Caravaggio



Estudo baseado na palavra de Deus em João 11:1-44 e imagem de Caravaggio:A Ressurreição de Lázaro
Caravaggio foi um dos maiores pintores da história europeia. Suas composições eram profundamente intimistas  e de grande apelo emocional . Ao mesmo tempo o uso excessivo da luz no trabalho de Caravaggio  fez do pintor o famoso criador do iluminismo na pintura. Caravaggio não apenas recriava as cenas bíblicas como seus contemporâneos,mas, ele sempre pintou caracteres que normalmente não eram pintados e enfatizou as coisas que normalmente não eram enfatizadas. Seu desejo de pintar suas cenas de forma verdadeira e objetivamente foi radical para sua época. Ele tentou pintar as coisas como eram e não teve escrúpulo em enfatizar a natureza quebrada, transitória e imperfeita da humanidade.
Estas falhas humanas foram mais do que vistas claramente na própria vida de Caravaggio. Embora tivesse uma visão espiritual e era capaz de comunicar essas idéias através de sua arte, ele também estava profundamente perturbado. Em 1606 ele fugiu de Roma para Nápoles, porque  havia matado um homem. Ele então deixou Nápoles para Malta em 1607, onde  foi preso durante um incidente . Em seguida,conseguiu escapar da prisão e fugiu para a Sicília em 1608 e depois para Nápoles, em 1609. Finalmente voltou a Roma em 1610, quando foi concedido um perdão completo pelo Papa.
Objetivo O encontro de Jesus com Lázaro. Metáfora para "a que veio" Jesus "ativo na reformulação da realidade à sua volta... a esperança do nascimento de desesperança. Este estudo nos ajudará a explorar este encontro como disse em João 11:1-44 e sua interpretação visual único pelo famoso artista italiano Michelangelo Caravaggio.
A leitura das Escrituras Leia João 11:1-44 juntos. Pense a respeito das seguintes perguntas:
Perguntas
1. O que é a primeira coisa que salta em sua direção?
2. Quem são os personagens principais do texto?
3. O que você acha que eles estão sentindo?
4. Por que Jesus não cura Lázaro de longe? (Ver vs 4)
5. Até aonde seus discípulos estão dispostos a segui-lo?
Ressurreição de Lázaro , de Caravaggio Se possível, tente vislumbrar melhor a pintura em uma tela de computador ou televisão. Ou procurar a pintura em um livro. Dedique alguns minutos para olhar para a pintura em silêncio. Não discuti-la imediatamente,é interessante ter tempo para refletir e discutir antes de ler as passagens explicativas azuis.
  
O que é a primeira coisa que salta para você?
Tente identificar os personagens da pintura. O que você acha que eles estão sentindo?
Que figura você está atraído mais?
Que versículo você acha que Caravaggio está pintando aqui?
A pintura é baseada em João 11:44. Lázaro é talvez a figura mais proeminente na pintura. Ele está nu e ainda vivo. Jesus também é destaque, sua linguagem corporal é ao mesmo tempo poderoso e autoritário. É como se ele estivesse emitindo um comando que deve ser obedecido... ou expondo uma realidade que devesse ser trazida à luz. Maria e Marta também estão presentes. Maria está segurando a cabeça de Lázaro, enquanto Marta está por trás dela. Eles podem ser distinguidas uma da outra por meio de detalhes tradicionais artísticos descritos(tais como o  véu de Maria). Os judeus / multidões que estavam ao redor durante o milagre são vistas aqui ajudando Lázaro, falando uns aos outros e espantado com Jesus.
Quando os discípulos de Jesus protestam contra sua decisão de ir para a Judéia, ele simplesmente diz: "Aqueles que andam durante o dia não tropeçam, porque vêem a luz deste mundo" (9-10). No começo do evangelho de João, Jesus se identifica como a luz do mundo (João 8:12). Ele continua a dizer, "quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." No entanto, seguindo, a luz parece  levar-nos a sua parte justa dos locais escuros. Locais de perigo (como os discípulos estão bem cientes) e lugares de grande tristeza. Jesus fica profundamente comovido pela morte de Lázaro.

O que você acha Caravaggio está tentando mostrar-nos com o seu uso de luz e escuridão?
Onde é o mais brilhante? Onde é mais escuro?
Por que não é a luz que emana de Jesus, mas por trás de Jesus?
Porque você acha que Caravaggio decidiu pintar Jesus desta forma em vez de ser enlutado?
Caravaggio decidiu pintar a autoridade de Jesus sobre a morte em vez da sua humanidade quando confrontados com a morte. Tamanho de Jesus e postura, seu braço estendido para baixo e apontando a mão enfatizam sua autoridade. A parte mais escura da pintura de Caravaggio é a boca do túmulo de Lázaro, o local de sua morte. A fonte de luz que ilumina Lázaro vem atrás de Jesus, mas não vem de Jesus (que é a verdade e a luz)em si mesmo. Neste sentido Jesus é retratado em sua humanidade aqui, não na sua divindade sobrenatural como fonte de luz a si mesmo. Através disto Caravaggio parece enfatizar que este ato de ressurreição é uma ação trina. Ele é executado por Jesus com base na vontade do Pai e através do poder do Espírito Santo.
Lázaro, embora ressuscitado, acabaria por morrer de novo. Pessoas próximas a ele voltariam eventualmente ter que lidar com a dor da perda por alguém que amam . Eles iriam confrontar novamente sentimentos de dor, impotência e se machucariam mais uma vez. No entanto, este não era um exercício de futilidade. A esperança  que Cristo traz sempre aponta para uma esperança ainda maior no horizonte. Cristo usa a morte de Lázaro para fazer outra reclamação sobre a sua identidade. Ele diz a Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra, e quem vive e crê em mim nunca morrerá "(25).
O que você acha Caravaggio está tentando nos dizer sobre a vida ea morte por sua colocação do corpo de Lázaro? De suas mãos?
Você acha que isso tem algo a ver com o uso de escuridão e luz?
Com uma mão se volta  para a luz e a  outra vai em direção a cabeça de Lázaro que parece estar entre a vida e a morte.O corpo de Lázaro é moldado como um corpo sobre uma cruz (braços estendidos, pés cruzados).Através disto Caravaggio deixa claro que a ressurreição de Lázaro aponta para a morte e ressurreição de Cristo. A cena também é retratada de uma forma que nos lembra das cenas onde Cristo está sendo lamentado sob a cruz.
Jesus chama Lázaro de seu túmulo. Embora tenham passado mais de quatro dias e do mau cheiro que seria insuportável, ele manda que  a pedra seja rolada para o lado (39). Em Romanos 8:12-21 Paulo nos diz que a morte é o fim último para o pecado, que o pecado é a decomposição. No entanto, Jesus está disposto a enfrentar o mau cheiro para que ele possa curar Lázaro e trazer vida onde antes era apenas a morte. Jesus, suporta o sofrimento e a dor em amor.
Outras interpretações anteriores retrataram a Lázaro plenamente vivo ou sentado dentro do túmulo ou em pé do lado de fora, mas Caravaggio decidiu interpretar essa cena de forma diferente e pintar Lázaro entre a vida ea morte. Por que você acha que ele decidiu fazer isso? Por que você acha que ele exibe com destaque ajudar as pessoas a recuperar Lázaro?
Ao mostrar Lazaro nesse estado intermediário parece que Caravaggio nos remete a a doutrina da santificação. A carta de Paulo da 8:12-21 Romanos nos diz que estamos vivendo em um estado de transição, ao sermos constantemente guiados pelo Espírito da morte para a vida. Em suma, apesar de nos ter sido dada uma nova vida através de nossa crença em Cristo, devemos também continuar a morrer para os nossos velhos eus pecaminosos, ou nas palavras de Paulo, "condenado à morte os atos do corpo." Dado um estado enfraquecido de Lázaro e posição do corpo rígido é inegavelmente precisado de ajuda. Caravaggio faz isso, talvez para enfatizar a necessidade da comunidade cristã, que, quando na jornada da vida para a morte, precisa ajudar uns aos outros...não é por conta própria mas através de um processo de santificação que ocorre no nosso dia a dia.

Pergunta final
Existe um túmulo em que Jesus neste momento, esteja chamando você para fora? Existe alguma parte da sua vida que você deseja manter escondido atrás de uma pedra?
  

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