O que tem no EmObras :
Algumas palavras sobre aquilo que creio , minhas aulas em slides ,vídeos favoritos , as músicas que me marcam e Arte de todo jeito...então mãos EmObras!

sábado, 19 de maio de 2012

Com que lápis eu vou!


   
     

Farei uma breve explanação sobre materiais para desenho artístico que você pode deve usar.Alguns simples e baratíssimos, outros mais sofisticados, conseqüentemente mais caros (ou não, isso é relativo). Lápis Grafite - dê preferência aos macios e de boas marcas , como Faber-Castell, por exemplo.Ao dizer 'macio', refiro-me à dureza do grafite, abaixo relacionei as mais comuns e de fácil aquisição no comércio:
HB - escrita dura, bom para traços finos2B - mais macio, também bom para detalhes etc4B a 8B - ideais para sombreados, traços grossos e vigorosos, chega quase a se assemelhar ao carvão para desenhoPrefira também apontar seus lápis com estilete, evite apontadores que só servem para quebrar a ponta do lápis e às vezes trincar até a madeira.
Para um trabalho mais realista e a caminho da profissionalização eu recomendo: KOH-I-NOOR HARDTMUTH HB,6B,8B , Staedtler HB e 3B e os TOISON D'OR também merecem respeito. 

Os lápis de desenho mais conhecidos são vendidos em conjunto ou em caixas com varias espessuras, grossuras e texturas… o que isso quer dizer?
Passando por uma nomenclatura que vai do 9 H ao 9B, incluindo o F e HB , estes lápis proporcionam diversas texturas e espessuras para realizar variados feitos nos nossos desenhos.


Vejamos esta tabela para esclarecer este conceito:
a.- Os lápis com nomenclatura H, são os mais finos e possuem uma mina mais dura
b.- Os lápis com nomenclatura B são os mais macios, com uma mina mais grossa e suave. Estes são os ideais para esboços, sombras, enchimentos, etc.
Para quem não sabe, vale a pena esclarecer neste momento que: quanto maior o numero que acompanham letra, mais aguçada a característica do lápis, isto é:
Sendo os lápis tipo B os mais macios, devemos saber que quanto maior o numero que acompanha a letra B, mais macio é o lápis.
Sendo os lápis tipo H os mais duros, saiba que quanto maior o número que acompanha a letra H, mais duro será o lápis.
Dito isto, concluímos que por exemplo o 9B é o mais macio do nosso grupo, e o 9H o mais fino e duro.

FAZENDO UMA ESCALA TONAL:

Este exercício pode ser feito  utilizando exclusivamente o lápis 2B por exemplo e variando a pressão com que o aplica sobre o papel. Tente fazer a tabela acima  desta forma, já que será muito útil para aprender a manejar e controlar a pressão da sua mão sobre o papel aprendendo assim a ganhar mais controle e precisão dobre o seu desenho


Lapiseiras 

custavam caro na minha época de estudante, principalmente as da marca Pentel. Hoje temos imitações dela que são ótimas como as originais (e super baratas), mas nada impede de você comprar uma lapiseira de marca, se assim preferir.

Geralmente os grafites vão do diâmetro 0.3 a 0.9 (as mais populares) e variam de HB a 8B - são ótimas desenhos de contorno preciso e para detalhes com a vantagem de não precisar-se fazer a ponta . Eu particularmente uso duas 0,5 com grafites HB  e 4B para detalhes como cabelo loiro ou pelo branco de animais.


 Borrachas um instrumento muito versátil:


Os efeitos que podem ser alcançados com esse instrumento são muitos, e não especialmente complexos. Com a ponta chanfrada, por exemplo, obtêm-se traços amplos; espalmada sobre o papel, proporciona faixas amplas; de canto, traços finos.
Também serve como instrumento de desenho: como meio para trabalhar a qualidade da linha e o tom. Assim como é possível obter diferentes tonalidades de preto com o carvão, conforme a pressão exercida sobre o papel, a borracha possibilita um trabalho semelhante, embora inverso: quanto mais pressão, mais branca ficará a área apagada no papel. Se o apagamento for leve, com a passagem suave da borracha por cima do tom, este se esbaterá ligeiramente.


A borracha limpa-tipos é a mais indicada para trabalhos com carvão e giz pastel.


É fácil variar o traço na área apagada: basta mudar a posição da mão ou da borracha, controlando a pressão exercida com esta sobre o sombreado.
Assim como nos lápis de grafite, as diferentes combinações de hachuras feitas com lápis-borracha proporcionam interessante variedade de sombreados e texturas.
O lápis-borracha é muito útil par “desenhar-apagando”; é ideal para realizar hachuras e resolver detalhes.
Existe uma grande variedade de borrachas. As macias são as mais apropriadas para o trabalho com grafite; a borracha limpa-tipos, para desenhar com carvão.
A borracha também serve para fundir contornos e trabalhar mais com manchas ou valores tonais, conferindo aspecto mais pictórico ao desenho.
É preciso limpar a borracha antes de apagar qualquer coisa; para tanto, basta friccionar sua ponta num pedaço de papel limpo.
Neste exemplo o artista  Fabiano Millani utiliza a borracha nos planos de fundo (últimos planos) enfatizando o primeiro plano.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.